nossa visão
e missão
Nossa missão é utilizar a inteligência artificial para mitigar os impactos da sociedade sobre o meio ambiente. Chegamos a um momento em nossa história que devemos tomar atitudes concretas para reverter os danos causados por nosso modo de vida no meio ambiente.
Esses danos abrangem diferentes esferas, mas principalmente atingem o clima, nossa saúde e nossa bem-estar.
Acreditamos que a inteligência artificial seja um dos recursos mais potentes para realizar essa mudança e por isso, nós da Deep Ambiente, escolhemos essa tarefa como nossa missão. A Deep Ambiente é inteligência artificial para um ambiente mais saudável!
Sobre
deep ambiente
A Deep Ambiente começou no ano de 2015 como um grupo de pesquisa de doutores e pós-doutores na Universidade Federal de Santa Catarina. Naquele ano, Márlon Henrique Teixeira regressava dos Estados Unidos, onde havia realizado parte de seu doutorado na Universidade da Califórnia, e encontra Leonel Teixeira Pinto realizando pesquisas no seu Laboratório de Neuroengenharia Computacional.
Ambos decidem unir forças, juntamente com outros professores dessa instituição, para realizar pesquisas inovadoras. Com o objetivo de obter maiores recursos e agilidade nas pesquisas, Marlon decide fundar uma Startup em inteligência artificial, a qual passou a se chamar ShiftOne Inteligência Artificial. Logo no início a Startup conseguiu um contrato para desenvolver um projeto junto com a Nexa Resources, do Grupo Votorantim, através do edital Mining Lab, em 2018.
Nessa época Leonel ainda se encontrava exclusivamente dedicado à Universidade Federal de Santa Catarina onde era professor titular. No ano seguinte, a ShiftOne foi selecionada para desenvolver o Projeto de Desagregação Virtual de Energia Elétrica em parceria com a Engie Brasil e o Senai/RJ – agora então contando com Leonel no Grupo. Essa parceria mudou os rumos da empresa que antes se via como uma prestadora de serviços na aplicação de métodos de Machine Learning e agora passava a se perceber como uma empresa cuja missão era construir um ambiente mais limpo e saudável.
Essa nova orientação, sobretudo voltada para a eficiência energética, motivou uma mudança de nome na empresa, um que pudesse representar melhor essa missão, a saber: Deep Ambiente. Deep representando “Deep Learning” que é uma das técnicas de inteligência artificial mais férteis atualmente e “ambiente” que representa o objeto que pretendemos melhorar.
Em 2020, a Deep Ambiente foi selecionada para ser acelerada pelo Lab-Procel, da Eletrobrás, no Desafio “Gestão remota e em tempo real do consumo energético” e eleita a Startup com melhor equipe técnica entre todas as concorrentes. Hoje, a Deep Ambiente conta com diferentes soluções em eficiência energética e diferentes parcerias voltadas para a área de eficiência energética, saúde e bem-estar.
Equipe
Técnica
Marlon Henrique Teixeira
CEO e Cientista de dados
Márlon Henrique Teixeira é doutor em filosofia da ciência e ciências da cognição pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia em San Diego.
Também possui estágio pós-doutoral em cognição situada no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Márlon é membro fundador da Deep Ambiente com mais de cinco anos de experiência como cientista de dados e também um dos “Top Rated Plus” cientistas de dados na plataforma UpWork, onde já prestou serviços de análise de dados para mais de cem clientes ao redor do mundo.
É também pesquisador parceiro há mais de seis anos junto ao Neurolab, laboratório de neuroengenharia computacional. É o mentor e desenvolvedor dos projetos de Desagregação Virtual de Energia, desenvolvido em parceria com a
Engie e o SENAI/RJ, e do Benchmarking de Intensidade de Uso Energético.
Leonel Teixeira Pinto
CTO e Cientista de dados
Leonel Teixeira Pinto é Engenheiro Químico (Univ. Federal do Paraná – 1972), Mestre em Engenharia de Produção (Univ. Federal de Santa Catarina – 1987) e Doutor em Engenharia Química (COPPE, Univ. Federal do Rio de Janeiro – 1994) com sanduíche na Northwestern University, Illinois, USA.
Leonel atualmente é Prof. Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Modelagem computacional e Simulação de Processos, Processos de Separação, Adsorção e Extração Supercrítica. Já atuou nas mais diferentes áreas de pesquisa como Neuroengenharia Computacional, principalmente nos seguintes temas: fluxo sanguíneo cerebral, metabolismo celular, interação entre os neurônios e as células glia, modelagem por redes neurais biologicamente plausíveis do sistema visual e plasticidade.
É fundador e principal pesquisador do Neurolab, laboratório de neuroengenharia computacional. Atua na Deep Ambiente como cientista de dados no projeto de Desagregação de Energia e foi coordenador do Projeto Lab Procel.
Patrick Antonio Morelo
Desenvolvedor Full Stack e cientista de dados
Patrick Antonio Morelo é Licenciado em Física (Univ. Estadual do Centro Oeste -2015), Mestre em Física (Univ. Federal de Santa Catarina – 2017) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Física (Univ. Federal de Santa Catarina – Atual).
Tem experiência na área de Física Estatística e Sistemas Dinâmicos. Atua em Neurociência Computacional e Ciência Cardiovascular Computacional, principalmente nos seguintes temas: modelagem da dinâmica do potencial de ação cardíaco e do sistema visual de mamíferos.
É também pesquisador parceiro há mais de seis anos junto ao Neurolab, laboratório de neuroengenharia computacional. Tem atuado na Deep Ambiente como desenvolvedor pleno e cientista de dados nos projetos de Benchmarking para intensidade de uso energético
Aline Emanuely Berté
Engenheira de Software
Aline Berte é graduanda em Engenharia de Software (Universidade Anhanguera – UNIDERP, 2021-presente).
Aline é Engenheira de Software na Deep Ambiente atuando principalmente na área de projeto, desenvolvimento web e mobile (Android e IOS).